Principal Matérias Velocidade na Terra O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra desvenda o traçado do Paraíso de Lontras

O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra desvenda o traçado do Paraíso de Lontras

Além do Autocross, as categorias Marcas, Estreantes e Turismo 5000 integram a competição nacional

 

No final de semana, o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (VNT) foi realizado pela primeira vez no Autódromo Alceu Feldmann, na região do Alto Vale Catarinense, na cidade de Lontras.  A pista com 2.300 metros de extensão oferece um traçado técnico, com 10 curvas de alta e baixa velocidade, em um terreno com subidas e descidas, que proporcionam saltos e mergulhos incríveis dos carros de competição, e fazem o público vibrar. Não à toa, o lugar é chamado de Paraíso de Lontras.

Nesta edição, o certame nacional estendeu as inscrições para as categorias Marcas A e B, Estreante e, Turismo 5000 A e B, que disputaram nos dias 24 e 25 de junho a primeira de duas etapas em paralelo com a quarta rodada do Catarinense de Automobilismo. Já a Autocross, ou Super Fórmula, abriu a temporada em Cuiabá-MT, no início de abril e deu sequência em Lontras com 25 carros no grid. Das quatro baterias realizadas no final de semana, o piloto de Piracicaba, Celso Mello foi o mais rápido. Conquistou as duas pole positions e venceu duas corridas. O baiano Tomas Lusa alcançou uma vitória, e o brasiliense Walter Hugo a outra, fechando a segunda etapa do Brasileiro de Autocross.

A Autocross, categoria considerada a Fórmula 1 da Terra, apresentou bons pegas de estreia na pista de Lontras

 

 

Grandes pegas marcaram a etapa inicial da Marcas A e B, no Brasileiro de VNT. O pentacampeão catarinense, Fausto De Lucca largou na frente na primeira prova com 22 competidores, mas foi superado por Alan Prim, que cruzou a linha de chegada à 0s261 na frente do De Lucca. Prim venceu também segunda prova na Geral e classe A e segue para a competição final líder do campeonato, seguido por Fausto De Lucca. Na Marcas B, Juliano Diener é o vencedor da etapa brasileira, e Carlos Ehrat Jr, o segundo colocado.

O belo grid da Marcas A e B contornou o traçado do autódromo Alceu Feldmann e disputas eletrizantes animaram o público

 

 

Na categoria Estreante A, o piloto de São Bento do Sul-SC, Felipe Baum, foi soberano. Marcou os pontos das duas pole positions e alcançou duas vitórias. Naor Petry, de Joaçaba-SC, é o segundo colocado no Brasileirão.

A categoria Estreante ganha espaço no campeonato Brasileiro de VNT e coloca nove carros na competição inicial

 

 

O piloto de Jaraguá do Sul-SC e tricampeão da Turismo 5000, Alessandro Coelho, mantém o rendimento da temporada passada e sai na frente pelo Campeonato Brasileiro na classe A, seguido por Beto Pruner. No grupo B, Willian Jaeger é o campeão da etapa e Clovis Ewald, ocupa o segundo lugar.

O Campeonato Brasileiro de VNT agora tem disputas da Turismo 5000. Ômegas e Opalas integram a categoria.

 

 

A próxima rodada do Brasileiro de VNT, para a categoria Autocross, será na cidade baiana São Francisco do Conde, onde será realizada também a etapa única do Brasileiro de Speed Cross (Fusca) e Kartcross (Mini-fórmula). Já a segunda e derradeira disputa do Brasileiro de Marcas e Pilotos VNT para as categorias Marcas A e B, Estreante, Turismo 5000 A e B será cumprida junto com a Final do Autocross, no início de novembro, em Cordeirópolis.

Para Gian Pasquali, presidente da Comissão Nacional de VNT, a etapa de Lontras foi satisfatória. “Estamos iniciando um novo trabalho de trazer outras categorias para o Brasileiro de VNT. Este ano será de erros e acertos, de experiência para a próxima temporada. Esperamos que o Campeonato Brasileiro tome forma e força para que possamos realizar eventos cada vez melhores e maiores”, concluiu Gian Pasquali.

Classificação do Campeonato Brasileiro, Top 3
Autocross após duas etapas
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 482 Celso Mello  SP 136
2º 770 Walter Hugo  DF 104
3º 509 Valdir Jacoboski  MT 89

Marcas A
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 88 Alam Prim  SC 43
2º 51 Fausto De Lucca  SC 33
3º 71 Adailton Hames  SC 22

Marcas B
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 13 Juliano Diener  SC 38
2º 30 Carlos Ehrat Jr.  SC 37
3º 17 Daniel Hoffmann  SC 27

Estreante
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 93 Felipe Baum  SC 44
2º 1 Naor Petry  SC 32
3º 44 Tarsis Hildebrando  SC 22

Turismo 5000 A
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 74 Alessandro Coelho SC 43
2º 34 Roberto Pruner  SC 32
3º 1 Mario Diego Broering SC 14

Turismo 5000 B
Pos N. Piloto   UF Pontos
1º 3 William Jaeger  SC 43
2º 8 Clovis Ewald  SC 32

Mais informações: cnvt@cba.org.br

Texto:  Eni Alves
Crédito das fotos: Victor Lara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Líder dos UTVs no Brasileiro de Rally Raid, piloto passa paixão para os filhos

Deni do Nascimento busca sexto título nacional da modalidade com o Can-Am Maverick X3 e sa…